até agora...

sábado, 8 de agosto de 2009

PAP Luminária de garrafa pet

Queridas(os), é maravilhoso sentir que podemos ajudar aos outros a fazer mágica tornando uma simples garrafa de refrigerante em um lindo objeto para nossa casinha, por isso, e por ter ficado lisonjeada com os comentários vou tentar passar como eu fiz a luminária que coloquei neste blog, qualquer duvida estarei aqui, esperando seus comentários e me mostrando como ficaram suas magias.



Mais ou menos um passo-a-passo da Luminária de Garrafas Pet:

Material:
13 garrafas pet de refrigerantes (1,5lt ou 2 lt)
Uma garrafa de água de 5 lt.
Tinta verniz vitral nas cores escolhidas (eu usei rosa, vermelho, azul e laranja).
Tesoura normal
vela
Fio de nylon
Miçangas para os miolos das flores
Fio elétrico na medida desejada
bocal
---

Como fazer a luminária:
Corte os fundos das garrafas.
Para fazer as pétalas, recorte nos intervalos dos gomos do fundo, indo com a tesoura até onde puder.
Passe todo o contorno da flor no fogo da vela rapidamente (no vídeo fio de luz da artesã Cíntia Bueno vcs poderão ver direitinho como fazer), para aparar e depois encoste a ponta das pétalas no fogo, tb bem rápido, para dar um aspecto de retorcido.
Faça um furo no meio com uma agulha de crochê aquecida.
Para fazer os miolos das flores, use a parte lisa da garrafa (onde fica o rótulo), desenhe com caneta para CD (ou uma dessas q nossos filhos usam na escola, tb dá certo), uma flor c 5 pétalas, quase uma estrela, mas menor q as outras flores dos fundos das garrafas. Em cada pedaço de garrafa dá 02 flores, faça 12 flores. Faça o mesmo acabamento no fogo q a flor do fundo das garrafas e furo central com a agulha de crochê.
Agora vamos pintar: use as cores q vc escolher, pinte atrás das flores, e deixe secar por 2 h.
A cúpula da luminária:
Corte a garrafa de água de 5l um pouco acima do meio. Vamos usar a parte q tem o bico da garrafa, inclusive a tampa.
Pinte com a cor escolhida (eu usei azul).
No bico da garrafa escolha uma flor das grandes, coloque virada p baixo de forma q o meio da flor encoste na tampa da garrafa de 5 lt.
Com um prego grosso aquecido, faça um furo de forma q passe o fio elétrico q vc vai usar. Lembre-se: fure a flor e a tampa juntas para q fixem uma na outra.
Vamos fixar as flores:
Corte um pedaço de aproximadamente 10 cm de fio de nylon. Passe uma miçanga (eu usei cascalho, pq é maior e dá mais firmeza), dobre o fio e passe as duas pontas primeiro pela flor central depois pela flor grande, de forma q a miçanga fique no meio da flor, montando assim a flor completa. Dê um nó duplo para firmar a miçanga, deixe sobra de fio.
Para fixar as flores na cúpula, faça furos na cúpula com a agulha de crochê e passe o resto do fio de nylon das flores por ele, passe uma outra miçanga por uma ponta do fio de nylon, dê outro nó duplo e pronto.
Vá colocando as flores de forma q não fique aparecendo a cúpula, e intercale as cores, são 07 na parte inferior e 05 na superior.
Passe o fio pelo furo de cima, instale o bocal e aquela coisinha q vai na tomada (não sei o nome, desculpem), e pronto tá feita a luminária!


Bom Trabalho!!


Beijos mágicos.

Um comentário:

Oi, estou louquinha pra ler seu comentário!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin